Configurando o GIMP versão 2.10.18



   Olá, pessoal. Com as novas mudanças no GIMP, achei que seria interessante fazer uma postagem sobre como eu configuro o programa para ilustrar/desenhar. Fiz três vídeos  mostrando como configurar a interface do GIMP, as ferramentas e o próprio programa. Os videos estão em velocidade normal, exceto o vídeo I que foi levemente acelerado, no entanto, acredito que todos estão bem claros. Veja com calma e congele nos pontos onde tiver dúvidas ou volte e reveja os pontos que não ficarem claros. Tudo o que mostro aqui foi tirado do Manual do GIMP e também como resultado da minha experiência pessoal, por isso muitas coisas podem e devem ser modificadas e adaptadas a seu gosto pessoal e às suas necessidades. O importante é que experimente, principalmente na parte da configuração de interface.
No primeiro vídeo mostro como lidar com as "caixas de diálogos acopláveis"
e vocês podem acompanhar por esses links do Manual:
Janelas de encaixe de diálogos
https://docs.gimp.org/2.10/pt_BR/gimp-concepts-docks.html

Um detalhe importante a todos que querem trabalhar com pincéis novos ou importados de outra fonte, pincéis que não são os padrões do GIMP, já que esses não são editáveis, exceto os primeiros do grupo( Aqueles redondos com bordas esmaecidas e os retangulares, achatados. São os pincéis  tipo ".vbr" ) é que para ter acesso a funções como "Opacidade", "Tamanho", "Ângulo", "Cor" etc, será preciso ativar a caixa de diálogos "Dinâmicas de Pintura" que fica no Menu- Janela - Diálogos de encaixe - Paint Dynamics ( "Dinâmicas de Pintura") e criar uma nova dinâmica, clicando no 2º ícone dessa caixa de diálogo. Para editar os ".vbr", é só clicar no 3º ícone na caixa de Navegação de Pincéis e uma nova janela de edição desse pincel duplicado aparecerá quando clicar nele novamente. Faça as alterações e acesse o pincel duplicado na janela de Navegação de Pincéis.



Deixo aqui mais alguns links importantes do Manual que podem ajudar bastante:
janelas principais
https://docs.gimp.org/2.10/pt_BR/gimp-concepts-main-windows.html#gimp-concepts-toolbox

janela principal
https://docs.gimp.org/2.10/pt_BR/gimp-image-window.html



destravando o gimp
https://docs.gimp.org/2.10/pt_BR/gimp-getting-unstuck.html#gimp-using-getting-unstuck

sobre o preferences
https://docs.gimp.org/2.10/pt_BR/gimp-pimping.html

Sobre Dinâmicas de Pintura
https://docs.gimp.org/2.10/pt_BR/gimp-tool-dynamics.html


  Nesse último vídeo, mostro porque eu gosto de trabalhar com o GIMP no modo de "janela de utilidades" ao invés do modo "janela única". É que nesse primeiro modo, posso trabalhar com uma segunda visualização ativada e girada horizontalmente, como demonstrei aqui. Isso facilita bastante desenhar em duas vistas sem ter que ficar girando a imagem a todo momento. Para mim é mais confortável e produtivo desenhar direto nas duas visualizações ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRAKAN - Resenha do Livro I

 Pessoal, hoje trago um ótimo video, feito pelo  meu amigo Giorgio Galli , o "Gico", E o link para seu ótimo canal no You Tube &qu...