GIMP2.10.10 - Novidades para desenho e coloração.



Eu gostaria de compartilhar com vocês alguns recursos do GIMP e como eu os uso em meus trabalhos. Alguns desses recursos são anteriores à versão atual e funcionam desde a versão 2.10 ou a anterior. O recurso de "Smooth Stroke" ( que é um tipo de estabilizador/controlador de traço), por exemplo, é um deles. O novo recurso na ferramenta "Preenchimento com Balde de tinta", chamado "Detecção de Traço", é melhor explicado aqui e aqui. Com relação a esse recurso eu ainda estou numa fase de experimentação e testando variantes entre as opções apresentadas pelo programa.


Comentando o que aparece no video

1- Um recurso que gosto muito é o de poder criar uma segunda visualização da imagem aberta e invertê-la. Também é possível usar o mouse ou a caneta digital nas duas durante o trabalho. Note que isso só é possível no modo de "janelas de Utilidade" ou "Modo normal de janelas". Eu prefiro trabalhar nesses modos do que com o de "Janela única".


2- O recurso de "Pincelada suave" ( Smooth Stroke") também é muito útil quando se deseja controlar bem o traço em certos estilos de desenhos. Desenhos que apresentam traços longos e curvos são muito bem finalizados quando aplicamos esse recurso. Ele é encontrado nas "Opções de Ferramentas" ( Tool Options) nas ferramentas de pintura, borracha, clonagem, etc.


3- Você também pode contornar vetores usando a função de "Contornar emulando a dinâmica do pincel". É preciso configurar bem a largura do traço da ferramenta para que o contorno se adapte bem ao seu desenho. Acesse a ferramenta que vai utilizar, escolha o valor do traço que vai aplicar com ela e volte à "Ferramenta de vetores" e crie um vetor na imagem; escolha o recurso de traçar vetores e a ferramenta, por ex. o pincel; marque a opção de "simulação de dinâmica de pincel". Se nas dinâmicas de Pincel" você marcou a caixa de variação de tamanho/largura do traço, este terá a aparência de Gosso-fino-grosso, como aparece no video.



 
4- Outro novo recurso muito interessante para selecionar com a "Fuzzy Select tool" ( a "varinha mágica") é o de marcar a caixa "Draw Mask". Isso faz com que, ao clicar e segurar um pouco com o botão do mouse ou da caneta, apareça o área que está sendo selecionada com a cor da máscara rápida que estiver usando - por padrão é a cor vermelha - e se você arrastar o cursor, a Fuzzy Select vai aumentar a área mascarada! Isso é muito bom! Experimente.



5- Ainda para melhorar, agora também temos um recurso em Menu - Select - chamado: "Remove Holes" , que nos permite preencher completamente a área selecionada excluindo qualquer "buraco", ou falha, que, por acaso, tenha ficado dentro da área de seleção. Isso amplia o poder de seleção de outras ferramentas usadas para selecionar.

6- Na ferramenta "Balde de tinta", foi incluída na versão do GIMP 2.10.10, o recurso de detectar o contorno do desenho: a "linha", o "traço" ( e esse deve ficar numa camada acima da que vai receber as cores) e colorir o desenho numa outra camada. O cursor pode ser arrastado, com o botão do mouse pressionado, para que as áreas que vão sendo selecionadas sejam também pintadas. Se as configurações forem acertadas, funciona muito bem. Há casos em que ainda há "vazamentos" de cores, mas o recurso está sendo trabalhado e deve ficar ainda melhor. Esse recurso é, sem dúvida, um grande auxílio para simplificar e facilitar o trabalho de selecionar e colorir imagens contornadas com traços "limpos" e bem definidos. No video, eu fiz algumas mudanças nas configurações para mostrar os efeitos que funcionam e outros que não dão bons resultados. Chequem os links que indiquei para aprenderem melhor sobre o processo. Há também a facilitação de usar o Ctrl com a "Bucket Tool" (Balde de preenchimento) e obter com essa ferramenta a função da "Color Picker" ( Captura de cores ) enquanto vamos trabalhando sem ter que trocar de uma ferramenta para outra pelo modo convencional.

Alguns exemplos de figuras coloridas com o "Fuzzy Select tool"




Exemplo simples de uso do Bucket Fill com o recurso de Art Selection .

4 comentários:

  1. Mestre,tu poderia republicar aquele post sobre como configurar a caneta do tablet?Estou precisando bastante dele agora.Abraços e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Eu acabei de postar um video no meu canal do Youtube atendendo a este seu pedido. Mas vou procurar aqui essa postagem. Eu perdi muitas quando tentei mudar o blog há alguns meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi agora,e aproveitei pra me inscrever lá também.Abraços e muito obrigado.

      Excluir
  3. Beleza. Espero ter ajudado. E, obrigado pela inscrição no canal.

    ResponderExcluir

BRAKAN - Resenha do Livro I

 Pessoal, hoje trago um ótimo video, feito pelo  meu amigo Giorgio Galli , o "Gico", E o link para seu ótimo canal no You Tube &qu...