GLIMPSE - Um editor de Imagens derivado do GIMP.


Há pouco tempo, soube do lançamento de um “fork” do GIMP, o GLIMPSE. Para quem não sabe, Fork é uma versão derivada de algum Software Livre, mas que segue um caminho diferente da versão oficial. Segundo os desenvolvedores do Glimpse, a mudança de nome atende aos que se sentem constrangidos com o acrônimo “GIMP”, de Gnu Image Manipulation Program já que, principalmente no Inglês americano, esse nome tem um significado pejorativo e também carrega conotações sexuais, sendo assim uma palavra não recomendada para o uso em qualquer situação. Li alguns comentários, vi alguns videos - encontrei poucos - e li alguns textos na net sobre o  Fork e não senti nem muito interesse nem boa vontade para com a novidade. Baixei e instalei o programa no Ubuntu e no Ubuntu Mate 18.04, via Flatpak. Por enquanto, nada de novo. Espero que, com o tempo, façam mudanças necessárias e que atendam às reivindicações daqueles que, como eu, utilizam o programa mais para desenho e pintura além de edição de imagens já que para isso o GIMP vai indo bem.
O site do GLIMPSE é https://glimpse-editor.org/
Para baixar o programa para Windows e linux ( Ainda não tem versão para MAC) dê uma olhada em https://glimpse-editor.org/downloads/
Abaixo um video que fiz para testar o programa - e aprovei - e algumas imagens de estudo




Video ( Em três partes )
O video foi feito aos poucos, demorou mais de um dia, e preferi colocá-lo no ar sem editar, dividindo-o em três partes para não ficar muito longo e cansativo. A qualidade não ficou boa, mas a intenção é mostrar que o programa flui bem. O resto, com relação a novidades e mudanças que o Glimpse pode trazer, só o tempo dirá.




Detalhes técnicos: A ilustração foi feita no Glimpse 0.1.0, rodando no Ubuntu Mate 18.04. A mesa gráfica usada foi uma Huion 680S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRAKAN - Resenha do Livro I

 Pessoal, hoje trago um ótimo video, feito pelo  meu amigo Giorgio Galli , o "Gico", E o link para seu ótimo canal no You Tube &qu...