"MZ Gimp-Brushes" - para uso no GIMP e no Krita.





Aqui está a Versão 2 dos "MZ Gimp-Brushes". Resolvi fazer algumas mudanças em vários pinceis desse pacote criado por mim. Para trabalhar com essas “marcas” é INDISPENSÁVEL recorrer às "Dinâmicas de Pintura", criando novas dinâmicas, e seus grandes recursos, além das configurações de pincéis em "Opções de Ferramentas". Esses pinceis, essas formas/marcas básicas, podem ser utilizadas também com outras ferramentas como "Borracha", "Clone" e a "Ferramenta de Borrar".Esta serve para misturar as cores se utilizada a 100% de intensidade no parâmetro "Taxa". Já no parâmetro “Fluxo” podemos conseguir, ao aumentar a porcentagem além de 0%, uma mistura real ( Blend ) de cores com efeito muito mais intenso se habilitada a opção "Borda Dura". Com tudo isso em ação, temos um conjunto de fatores que se somam para criar pinceladas belas e extravagantes ou que simulem efeitos de técnicas utilizadas na pintura tradicional tais como a aquarela, a pintura com tinta acrílica, o desenho com pastel, com carvão, ou um simples traço de lápis. 
Para instalar, basta descompactar esse arquivo e colocar a pasta na pasta "brushes" na pasta de trabalho do GIMP . no Krita, se faz o mesmo, colocando a pasta dentro da pasta de pincéis do programa. No GIMP é possível também indicar ao programa onde está a pasta descompactada no seu computador, acessando o Menu- Preferências- Pastas - Brushes.
OBS. Recomendo que mantenham uma cópia dessa versão guardada em algum outro local de seu sistema ou disco externo.
Embora seja possível o uso desses pinceis com o mouse, carimbando os pincéis na imagem, pode-se obter resultado muito melhor com uma mesa digitalizadora com ou sem as funções mais sofisticadas de alguns modelos, tais como "Giro" ou "Efeitos por inclinação".
Observe bem nos meus videos no meu canal no You Tube (https://www.youtube.com/user/coutomoz ) , que as opções de "Dinâmicas de pintura" são mexidas sempre, assim como as alterações q ue faço nos itens de configurações das "Opções de Ferramentas". Vale lembrar também que é possível gravar todas as combinações de Dinâmicas feitas pelo usuário, criando assim "Presets" aos quais é possível recorrer a qualquer momento e obter os mesmos resultados de uma combinação definida pelo usuário como excelente e necessária para utilização repetidas vezes. Finalizando, esses pinceis estão sob uma licença de uso que permite sejam utilizados em seus trabalhos profissionais ou não, sem ter que pagar nada por isso! E é permitido redistribuir o pacote com mudanças ( Em qualquer pincel! ) que o usuário queira fazer. O pacote pode ser usado em qualquer sistema operacional ( Linux, BSD, MAC ou Windows) que tenha o GIMP instalado. Bom divertimento e bom trabalho! Deem notícias sobre suas experiências e compartilhem as mudanças que fizerem nos próprios pinceis ou as ferramentas pré-cofiguradas ( Presets) que criarem.
NOTA: Lembrando que, para salvar um Preset, clique no Primeiro ícone embaixo, nas "Opções de ferramentas" - "Salvar configurações de ferramentas"- escolha "Nova Definição de ferramenta" e, na janela que abrir: "Editor de configurações de ferramentas", escolha as opções que desejar manter no seu preset. Escolha um nome e clique em salvar. Para acessar o novo Preset gravado clique no segundo ícone abaixo, em "Opções de ferramentas", clique em "Restaurar Configurações de ferramentas" e escolha seu novo Preset na lista de Presets.

LINK para baixar "MZ GIMP BRUSHES” para GIMP e Krita ) :
https://mega.nz/#!1MwFACjB!WnOPIbJg2Syjhy_5cE_P3kJfu_dEMFTaWU5SHVhMTNs 

Videos para consulta:

Um comentário:

  1. Boa noite, acompanhava teu antigo blog, que legal ver incentivando e fomentando o uso de software livre e disponizando recursos.

    ResponderExcluir

BRAKAN - Resenha do Livro I

 Pessoal, hoje trago um ótimo video, feito pelo  meu amigo Giorgio Galli , o "Gico", E o link para seu ótimo canal no You Tube &qu...